top of page
Balancing rock

Minha Abordagem

Ao falarmos em Terapia Sistêmica, vem logo o pensamento de uma modalidade que somente atende família, principalmente para estudantes de psicologia. Ainda que os estudiosos de terapia sistêmica tenham voltado a maioria dos seus estudos para a família, o que poucos sabem que ela é fundamentada numa forma de pensar o:  PENSAMENTO SISTÊMICO. Sendo assim, a terapia sistêmica é aplicável não somente para famílias, mas também para processos individuas e de casais.

Mas vamos lá... O que seria PENSAMENTO SISTÊMICO?

O Pensamento Sistêmico é uma maneira diferente de entender o humano e suas complexidades, a abordagem sistêmica lança seu olhar não somente sobre o indivíduo isoladamente, considera também seu contexto e suas relações estabelecidas no ambiente em que vive.

Pensar de maneira sistêmica demanda um novo jeito de perceber o mundo, o homem, e logo, demanda também uma mudança de atitude por parte do indivíduo, atitude essa que propicia ampliar o foco e compreender que a pessoa não é o único responsável por ser portador de um sintoma, mas sim que existe RELAÇÕES que permite manter o sintoma.

Acredito que até o momento você tenha entendido o que é um Pensamento Sistêmico, mas como fazer dessa abordagem terapia?

A terapia sistêmica enxerga cada indivíduo como um sistema, que também é subsistema de outros sistemas maiores. Família, trabalho, amigos, religião, vizinhanças são alguns exemplos de sistemas maiores em que cada indivíduo faz parte. E dentro de cada um desses sistemas existem subsistemas com os quais nos relacionamos e influenciam as nossas vidas de forma mais ou menos direta.

Tais sistemas não existem independentemente da relação de seus membros. Existem em virtude da interação dos elementos, que geram relações. Pessoas não são vítimas da interação, e sim produtoras de interação.

 Sendo assim, independentemente do tipo de atendimento - família, casal ou individual - a terapia sistêmica propõe uma forma interconectada de pensar o mundo, voltando seu olhar para a compreensão da complexidade dos sistemas em relação.

bottom of page