

"Ocupo-me da sagrada teimosia de jamais desistir do ser humano"
Gabriel Chalita
Atendimento Clínico
O trabalho terapêutico inicia no primeiro contato telefônico ou presencial, onde será definido horário e dia de atendimento, quem virá à primeira sessão e um primeiro objetivo terapêutico.
A escolha de sessões, tempos, tarefas são definidos a cada um dos momentos do processo em função das aprendizagens/mudanças que o sistema necessita. Dependendo da dificuldade/problema que o paciente apresentar no primeiro momento, ou no decorrer do processo se desenvolverão sessões ou processos terapêuticos individuais, de família/casal, de grupo.
O atendimento vem com uma proposta terapêutica que compreende o paciente (seja um indivíduo, uma família, um casal) como um Sistema em relação. A pessoa em terapia necessita tomar consciência do seu funcionamento e das suas dificuldades (ou problemas), para poder desenvolver um programa de mudanças, e assim ter como treinar os novos comportamentos/atitudes/sentimentos. O foco da Terapia Sistêmica é o processo de autonomia, que engloba o pertencer/separar-se, o desenvolvimento da consciência, das escolhas e responsabilidade; a mudança das pautas disfuncionais, adquirindo um número maior e mais rico de estratégias de funcionamento.
Orientação Vocacional
Cada indivíduo possui um conjunto de habilidades especificas, para que ele desenvolva essas habilidades, existe várias opções profissionais em que ele poderia se dar muito bem e por isso a importância de se considerar os valores, aspirações, nível socioeconômico e estilo de vida que o indivíduo deseja ter. Muitas dessas informações podem não ser acessadas pelos testes tradicionais. Esse é um dos motivos nos quais venho optando por intervenções junto às pessoas que precisam identificar a melhor profissão a seguir.
O processo de orientação profissional pode consistir em etapas:
1- autoconhecimento
2- conhecimento da realidade profissional
3- apoio à tomada de decisão
Atendimento Online
No atendimento online diferente do presencial ele tem limite de 20 sessões, com duração de uma hora ininterrupta cada, podendo ser consecutivas ou esporádicas, uma a duas vezes por semana e tem o objetivo de ajudar em conflitos e mudanças em suas relações profissionais e pessoais.
Terapia para Casais
Estamos vivendo em um mundo tecnológico, e a cada dia que se passa há um distanciamento entre as pessoas, ou seja, estão vivendo cada dia mais em um mundo virtual, o que tem atrapalhado casais, sim esse é um dos motivos, mais dentre outro viver com outra pessoa na qual tem um modo de pensar diferente do seu, veio de uma família diferente tem uma cultura diferente. Sendo assim conviver a dois é um desafio do dia-a-dia, são exigências, conflitos e alegrias que devem ser vividos com amor e maturidade. A terapia de casal é um espaço para que juntos o casal possa se construir e reconstruir. Conhecer e resgatar sua história, seus laços, suas dores e seus amores na vida a dois.
Os objetivos da terapia de casal estão em:
1. Melhorar a comunicação do casal
2. Desenvolver estratégias para manter e fortalecer o compromisso
3. Desenvolver habilidades de resolução de problemas
4. Buscar a diminuição dos conflitos destrutivos
5. Auxiliar e identificar adequadamente problemas sexuais
6. Avaliar as crenças quanto ao relacionamento
7. Negociar e equilibrar as diferenças individuais dentro da relação
8. Em casos específicos, superar a infidelidade ou traição
Terapia de Família
Quando um homem e uma mulher se casam, serão os representantes das suas famílias, duas culturas diferentes, a partir deste momento, quando surge um filho, surgirá também uma nova família, pai, mãe e filho, onde pai e mãe são o eixo familiar, constituindo um equilíbrio, para o desempenho eficaz e funcional da família. Isto é necessário para que a família tenha um ritmo, desde que sejam mutáveis à novos caminhos. Ao invés do equilíbrio, as famílias podem apresentar tensões, rigidez, que impedem a mobilidade do sistema familiar. Neste momento, o terapeuta tem a função de promover a volta à movimentação, ao processo dinâmico da família.